Cátedra Isabel Muñoz Caravacauma iniciativa para o estudo e promoção da igualdade entre homens e mulheres

  1. Hernández-Romero, Nieves 1
  2. Carrasco Carpio, Concepción 1
  3. Andrés Gómez, Soledad 1
  1. 1 Universidad de Alcalá (UAH), Alcalá de Henares
Journal:
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

ISSN: 1982-5587

Year of publication: 2020

Volume: 15

Issue: 4

Pages: 2687-2698

Type: Article

DOI: 10.21723/RIAEE.V15IESP4.14515 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

More publications in: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Sustainable development goals

Abstract

A disciplina de pesquisa Isabel Muñoz Caravaca foi introduzida em junho de 2019 como resultado de um acordo entre a Universidade de Alcalá e o Instituto da Mulher de Castela-Mancha. O objetivo dessa disciplina é promover pesquisas sobre questões relacionadas à violência de gênero, igualdade e visibilidade da contribuição das mulheres ao longo da história. Com esse propósito, durante o primeiro ano serão realizadas atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) bem como a transferência e divulgação dos resultados de pesquisas relacionadas a estereótipos e preconceitos de gênero e sua percepção e experiência por adolescentes da região. Este trabalho expõe as bases que sustentam as primeiras atividades de pesquisa e divulgação da referida disciplina.

Bibliographic References

  • AMURRIO, M. et al. Violencia de género en las relaciones de pareja adolescentes y jóvenes de Bilbao. Bilbao: Ayuntamiento de Bilbao y Universidad del País Vasco, 2008.
  • AZORÍN, C. M. Actitudes hacia la igualdad de género en una muestra de estudiantes de Murcia. Revista Complutense de Educación, v. 28, n. 1, p. 45-60, 2017.
  • BOSCH, E.; FERRER, M. V.; GARCÍA, M. E.; RAMIS, M. C.; MAS, M. C.; NAVARRO, C.; TORRENS, G. Del mito del amor romántico a la violencia contra las mujeres en la pareja. Madrid: Instituto de la Mujer, 2007. Disponible en: http://centreantigona.uab.cat/izquierda/amor%20romantico%20Esperanza%20Bosch.pdf. Acceso en: 1 jun. 2019.
  • CALERO, J. J. Isabel Muñoz Caravaca (1848-1915). Mujer de un siglo que no ha llegado aún. Ciudad Real: Almud Ediciones, 2006.
  • DE MIGUEL, V. Percepción de la violencia de género en la adolescencia y la juventud. Madrid: Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad, 2015.
  • DRAUCKER, C. B.; MARTSOLF, D. S. The role of electronic communication technology in adolescent dating violence. Journal of Child and Adolescent Psychiatric Nursing, v. 23, n. 3, p. 133-142, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1744-6171.2010.00235.x
  • ESPAÑA. Ley 12/2010, de 18 de noviembre. Igualdad entre mujeres y hombres de Castilla-La Mancha, 2010.
  • EXPÓSITO, F.; MOYA, M.; GLICK, P. Sexismo ambivalente: medición y correlatos. Revista de Psicología Social, v. 13, n. 2, p. 159-169, 1998.
  • FERRER, V.; BOSCH, E. Del amor romántico a la violencia de género: Para una coeducación emocional en la agenda educativa. Profesorado: Revista de currículum y formación del profesorado, v. 17, n. 1, p. 107-122, 2013.
  • FERRER, V.; BOSCH, E.; RAMIS, M. C.; NAVARRO, C. Las creencias y las actitudes sobre la violencia contra las mujeres en la pareja: Determinantes sociodemográficos, familiares y formativos. Anales de Psicología, v. 22, n. 2, p. 251-259, 2006.
  • GARMENDIA, M.; JIMÉNEZ, E.; CASADO, M. A.; MASCHERONI, G. Net children go mobile: riesgos y oportunidades en internet y el uso de dispositivos móviles entre menores españoles (2010-2015). Madrid: Red.es/Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea, 2016.
  • GOBIERNO DE CASTILLA-LA MANCHA. El Gobierno regional y la Universidad de Alcalá ponen en marcha la Cátedra de investigación de género ‘Isabel Muñoz Caravaca’. 21 jun. 2019. Disponible en: https://www.castillalamancha.es/node/290739. Acceso en: 21 jun. 2019.
  • GOBIERNO DE CASTILLA-LA MANCHA. Enciclopedia de mujeres “Olivia Sabuco”. Disponible en: https://institutomujer.castillalamancha.es/centro-de-documentacion-y-biblioteca-luisa-sigea/enciclopedia-de-mujeres-oliva-sabuco/mujeres/guadalajara. Acceso en: 25 jun. 2019.
  • HEREDERO DE PEDRO, C. Género y coeducación. Madrid: CCOO Enseñanza, 2017.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA. España en cifras 2014. Madrid, España: Autor, 2014.
  • LEMUS, S.; CASTILLO, M.; MOYA, M.; PADILLA, J. L.; RYAN, E. Elaboración y validación del Inventario de Sexismo Ambivalente para adolescentes. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 8, n. 2, p. 537-562, 2008.
  • LORENTE, M. Violencia de género, educación y socialización: acciones y reacciones. Revista de Educación, n. 342, p. 19-35, 2007.
  • MOSTEIRO, M. J.; PORTO, A. M. Análisis de los estereotipos de género en alumnado de formación profesional: diferencias según sexo, edad y grado. Revista de Investigación Educativa, v. 35, n. 1, p. 151-165, 2017.
  • REED, L.; TOLMANB, R.; WARDC, M. Gender matters: Experiences and consequences of digitaldating abuse victimization in adolescent dating relationships. Journal of Adolescence, v. 59, p. 79-89, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2017.05.015
  • RODRÍGUEZ CASTRO, Y.; MAGALHAES, M. J. El sexismo moderno en estudiantes universitarios/as portugueses/as. Revista Interdisciplinar de Ciencias Sociales y Humanas, v. 1, n. 2, p. 113-121, 2013.
  • RODRÍGUEZ MARTÍNEZ, C. Género y cultura escolar. Madrid: Morata, 2011.
  • RODRÍGUEZ-CASTRO, Y. et al. La fiabilidad y validez de la escala de mitos hacia el amor: las creencias de los y las adolescentes. Revista de Psicología Social, v. 28, n. 2, p. 157-168, 2013.
  • SÁNCHEZ JIMÉNEZ, V.; MUÑOZ-FERNÁNDEZ, N.; LUCIO LÓPEZ, L. A.; ORTEGA-RUÍZ, R. Ciberagresión en parejas adolescentes: Un estudio transcultural España-México. Revista Mexicana de Psicología, v. 34, n. 1, p. 46-54, 2017.
  • SÁNCHEZ JIMÉNEZ, V.; MUÑOZ-FERNÁNDEZ, N.; ORTEGA-RUIZ, R. “Cyberdating Q_A”: An instrument to assess the quality of adolescent dating relationships in social networks. Computer in Human Science, v. 48, p. 78-86, 2015.
  • SÁNCHEZ-JIMÉNEZ, V.; MUÑOZ-FERNÁNDEZ, N.; ORTEGA-RIVERA, J. Efficacy evaluation of "Dat-e Adolescence": A dating violence prevention program in Spain. PLoS ONE v. 13, n. 10, 2018. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0205802
  • SUBIRATS, M. ¿Coeducación o escuela segregada? Un viejo y persistente debate. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE), v. 3, n. 1, v. 143-158, 2010.
  • TORRES, C.; ROBLES, J.M; DE MARCO, S. El ciberacoso como forma de ejercer la violencia de género en la juventud: un riesgo en la sociedad de la información y el conocimiento. Madrid: Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad, 2014.
  • VENEGAS, M. Un modelo sociológico para investigar las relaciones afectivo-sexuales. Revista Mexicana de Sociología, v. 73, n. 4, p. 559-589, 2011.
  • YELA, C. La otra cara del amor: Mitos, paradojas y problemas. Encuentros en Psicología Social, v. 1, n. 2, p. 263-267, 2003.
  • ZWEIG, J. M.; DANK, M.; LACHMAN, P.; YAHNER, J. Technology, teen dating violence and abuse, and bullying. Final report. Washington, DC, E.U.: Urban Institute, 2013. Disponible en: http://www.urban.org/research/publication/technology-teen-dating-violencea abuse-and-bullying. Acceso en: 21 jun. 2019.